quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Moqueca de peixe com camarão



Quando meu filho me ligou querendo saber como fazer uma moqueca de peixe com camarão, eu não tive dúvida: coloquei a barriga na beira do fogão e preparei uma no último final de semana, só para postar aqui. Dessa forma, eu compartilho a receita, não só com ele, mas também com vocês. Além disso, aproveito para dar uma palhinha do que aguarda por ele, quando chegar aqui. Aguenta coração!!!

Eu costumo dizer que não tem coisa mais fácil, na culinária baiana, que preparar uma moqueca. Suspeitissima eu para falar, já que sou apaixonada por azeite de dendê, mas cada vez que preparo uma moqueca, mais me encanto, não só pelo sabor marcante, mas também pelo colorido que vem do prato. Algumas pessoas até tentam dificultar a preparação, talvez para dar um certo blamour em algo super simples de fazer. É verdade que no caso de hoje, que leva camarão, o processo de limpeza do crustáceo assusta um pouco os menos acostumados com ele, o que não quer dizer dificuldade, mas sim, paciência, pois demanda tempo. Fora isso, podem partir para o abraço!

Querem ver?

Ingredientes
1k de posta do peixe de sua preferência (eu usei dourado)
700g de camarão fresco
4 limões
3 dentes de alho amassados
4 tomates maduros cortados em rodelas
1 pimentão verde cortado em rodelas
2 cebolas medias cortadas em rodelas
300ml de leite de coco
150ml de azeite de dendê
Quanto baste de azeite de oliva
Quanto baste de sal
Quanto baste de pimenta branca moída
Quanto baste de cheiro verde (coentro,  hortelã, cebolinha)

Preparo, 
Corte dois limões em bandas, retire o sumo e reserve. Lave as postas de peixe, primeiro com água, depois com o sumo dos limões reservado e novamente com água, tendo o cuidado de retirar todo o excesso de liquido. Em seguida, tempere com dois dentes de alho amassados, pimenta branca, azeite de oliva e sal. Reserve na geladeira até a hora do preparo. Enquanto isso, limpe os camarões. Tire as cascas, depois (se forem camarões grandes), com a ajuda da ponta de uma faca pequena, faca um corte no dorso de cada um e retire a tripa escura, para não deixar sabor amargo na moqueca. Feito isso, repita o mesmo processo do peixe. Depois, tempere com um dente de alho amassado, sal, pimenta branca e azeite de oliva. Reserve na geladeira. Enquanto os camarões pegam gosto, inicie o preparo da moqueca. Espalhe parte da cebola, do pimentão e do tomate no fundo de uma panela baixa e aberta, formando uma especie de cama. Distribua as postas de peixe e cubra com outra camada dos temperos. Regue 100ml do azeite de dendê, parte do leite de coco e ligue o fogo. Adicione um pouco de coentro, de hortelã e deixe cozinhar em fogo baixo. Em uma panela à parte, esquente o restante do azeite de dendê e refogue os camarões em fogo baixo, até que fiquem levemente rosados. Feito isso, pegue os camarões, sem o líquido e agregue ao peixe. Regue, azeite de oliva, um pouco mais de leite de coco, sumo de limão e cozinhe por mais dois minutos, aproximadamente. Verifique o sal e finalize com cheiro verde.

Dicas:
- guarde o líquido que se desprendeu dos camarões e utilize na moqueca, se necessário.
- diminua ou aumente a quantidade do sumo de limão, conforme desejar a intensidade do sabor cítrico do fruto.
- se ainda for preciso acrescentar mais liquido na moqueca, use um caldo (só precisa substituir a proteína da receita, por aparas de peixe, algumas cascas de camarões) ou, no último caso, água
- se preferir, compre camarões já descascados e continue os procedimentos de limpeza, após a retirada da casca, conforme a receita



3 comentários:

Unknown disse...

Hummmm.... fiquei com água na boca. Vou seguir a sua receita...bjs

Unknown disse...

Hummmm.... fiquei com água na boca. Vou seguir a sua receita...bjs

Telma Moema D'El-Rey Almeida disse...

Oi Aninha, minha linda!! Obrigada pelos elogios! Espero que goste da receita e volte sempre tá? Um bjo