sábado, 23 de agosto de 2014

Caldos (muito mais sabor)




Só agora, preparando minha comidinha de todo dia, me dei conta de que ainda não tinha postado aqui a receita de um caldo. Talvez pelo fato de não ser assim, tão fiel a ele, se não tem caldo vai água mesmo, por que não!! mas eu confesso que, quando uso um caldinho, por mais simples que seja, o resultado é infinitamente melhor, o que fica claro que ele faz uma boa diferença!! Por outro lado, não sou chegada aos caldos industrializados - nada contra, só não tenho o hábito de usá-los - eu gosto mesmo é de fazer o meu caldo, simples, mas do meu jeito. De qualquer forma, antes que esse drama tomasse conta da minha consciência, eu corri aqui para me redimir afinal, sempre há tempo de consertar uma falta não é não?

Tudo é muito simples. A idéia é lançar mão de todo e qualquer ingrediente que resulte em um caldo, aproveitar aquelas partes que normalmente são descartadas - aparas de carnes, carcaças de frango, talos, cascas, etc - acrescentar algumas ervas e água. No final, depois de bem cozidinho em fogo médio, irá surgir um líquido aromático super poderoso, pronto para realçar o sabor de muitos pratos

É vapt-vupt!!! querem ver?

Ingredientes básicos
2 litros de água
1 cenoura grande com casca (ou apenas as cascas)
2 dentes de alho com casca
1 cebola com casca
2 folhas de louro
10 pimentas do reino em grão
1 colher (café) de alecrim  (opcional)
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
Talos de salsa
Talos de coentro

Para o caldo de frango acrescentar:
1 colher (chá) de açafrão
Asas
Pescoço
Ossos
1 coxinha da asa (opcional)

Para o caldo de carne substituir as carcaças do frango por:
Aparas de carne vermelha

Preparo 

Caldo de legumes
Aqueça o azeite, acrescente o alho levemente amassado, a cebola cortada em quatro, e as folhas de louro. Frite até levantar aroma. Acrescente o restante dos ingredientes, a água e cozinhe em fogo médio até que os ingredientes fiquem macios. Por fim, coe e utilize em preparações de pratos como ensopados, sopas, molhos, etc.

Caldo de frango, carne 
Aqueça o azeite, adicione o alho, a cebola, e frite bem até levantar aroma. Acrescente a carne desejada e doure bastante. Em seguida, coloque o restante dos ingredientes, misture, coloque a água e cozinhe em fogo médio até que a carne fique bem macia. Por fim, coe e utilize em preparações de ensopados, sopas, molhos, etc.

Dicas:
- se desejar, substitua os talos de coentro e salsa, por aipo (talos e folhas de um, cortado grosseiramente)
- coloque o caldo em cubas de gelo, quando estiver congelado, transfira para saquinhos de congelamento e conserve no freezer ou congelador por até 3 meses.
- para fazer o caldo de peixe, substitua a carcaça de frango por espinhaço ou cabeça de peixe e continue o processo como está na receita.





Nenhum comentário: