sábado, 30 de agosto de 2014

Tapioca torrada com coco



Aqui está uma receitinha jóia, para aproveitar ainda mais um ingrediente super utilizado na gastronomia baiana: o coco. Dele se aproveita tudo e o bagaço não fica atrás, com ele se faz cocadas, mingaus, bolos e outras maravilhas. Porém, se ainda assim bater o pensamento de descartar o bagaço do coco, dê um passo para trás, coloque a barriga no fogão, ligue o forno e faça esse coquinho. É fácil e delicioso. Só tem um risco: não conseguir parar de comer!!!

Anota aí!!!

Ingredientes
Bagaço de 1 coco
3 xícaras (chá) aproximadamente, de tapioca em flocos
Quanto baste de açúcar

Preparo
Coloque o bagaço do coco em uma vasilha, acrescente a tapioca, o açúcar e misture. Transfira tudo para uma assadeira (não precisa untar) e leve ao forno em temperatura baixa. Mexa frequentemente para não queimar e asse até ficar crocante. Deixe esfriar e transfira para um pote bem fechado. Conserve assim, até acabar.

Dica
- ideal para comer sozinho ou sobre sorvetes e frutas

10 comentários:

Sandrazza disse...


Parabéns Telma! tapioca torrada com côco tem o gostinho de saudade da cozinha de mainha em Salvador. Vou matar essa saudade aqui em São Paulo revivendo essa receita.

Telma Moema D'El-Rey Almeida disse...

Oh, Sandrazza, obrigada! Fico feliz por estar proporcionando essas lembranças tão gostosas...Ainda mais sabendo que está longe das delicias da nossa Bahia. Apareça sempre por aqui, e fique à vontade para comentar, viu? Bjs

Unknown disse...

Maravilhaaaa essa receitaaaaa!!!!👏👏👏👏

Telma Moema D'El-Rey Almeida disse...

Obrigada! Esta é daquelas misturinhas simples que conquista a gente! Um abraço!

Lariana Dutra disse...

Boa noite!
Teriam mais alguma sugestão para usar o bagaço do côco que sobra da extração a frio do óleo de côco?

Telma Moema D'El-Rey Almeida disse...

Oi Lariana, tudo bem? Obrigada por comentar no blog! Bagaço de coco eu costumo usar em muitas preparações. Sempre que eu extraio leite de coco, que eu uso bastante, o bagaço tem destino certo em preparações como bolo, cocada, docinhos... Até mesmo em pratos salgados. Em breve estarei colocando alguma dessas receitinhas por aqui. Continue acompanhando o blog, e fique à vontade para comentar. Bjo!

Unknown disse...

Comi muito essa mistura. Era uma merenda que minha mãe fazia sempre aos domingos. Essa mistura tem um nome. Alguem sabe?

Daniel disse...

Mistura a goma de tapioca crua?

Anônimo disse...

Oh saudade desse gostinho de infância,de esperar ficar pronto pela mãos da minha mãe!!
Estou em 2022 e vim procurar essa receita!!
Gratidão!!

Anônimo disse...

Eu amooo!